Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teórico experimental do efeito da laje na transferência de forças em ligações viga pilar misto preenchido

Processo: 06/53589-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Ana Lucia Homce de Cresce El Debs
Beneficiário:Rômulo da Silva Farias
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53141-4 - Nucleação e incremento da pesquisa, inovação e difusão em concreto pré-moldado e estruturas mistas para a modernização da construção civil, AP.TEM
Assunto(s):Estruturas mistas

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar a influência da lajes na transferência das forças dos pavimentos para os pilares, num tipo especial de ligação envolvendo lajes de concreto, vigas metálicas e pilares mistos preenchidos. A ligação a ser estudada, com chapas de extremidade e parafusos, tem sido considerada a mais eficiente para essa situação. Nesta ligação, a laje certamente tem um papel importante: enrijece a região e evita a abertura das chapas de extremidade, com a conseqüente sobrecarga dos parafusos, permitindo assim o desenvolvimento de toda a sua capacidade resistente. Para que se possa determinar a resistência e o comportamento deste tipo de ligação, é necessário que se conheçam os mecânicos de transferência de forças das vigas para o pilar misto, que é função da ligação aço-concreto, e cuja eficiência pode ser melhorada com a presença de conectores de cisalhamento. Para isso, serão realizadas investigação física e simulação numérica, com a utilização de modelos de ligação laje-viga-pilar misto, utilizando conectores tipo pino com cabeça ou cantoneiras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIAS, Rômulo da Silva. Estudo teórico-experimental do efeito da laje na transferência de forças em ligações viga-pilar misto preenchido. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.