Busca avançada
Ano de início
Entree

SP22: validação de um biomarcador de fertilidade em carneiros

Processo: 06/54103-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Ana Paula Alves Favareto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Espermatozoides

Resumo

O potencial da proteína SP22 como um biomarcador de fertilidade vem sendo demonstrado em vários estudos recentes. A identificação desta proteína espermática de membrana ou de seus homólogos em várias espécies demonstra seu alto grau de conservação e sua importância para a capacidade reprodutiva masculina. A identificação da proteína SP22 em animais domésticos pode ter grande importância devido à sua capacidade preditiva de fertilidade e pela contribuição para o melhoramento de estratégias de criopreservação de sêmen, já que relatos demonstram que algumas proteínas espermáticas podem indicar o potencial de congelamento do sêmen. Assim, o presente trabalho tem como objetivos principais verificar a presença da proteína espermática SP22 em espermatozóides de carneiros adultos (Santa Inês e Dorper), validar as técnicas de quantificação de SP22 através de ELISA e imunofluorescência e comparar os resultados com parâmetros de motilidade espermática desses mesmos animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVARETO, A. P. A.; RODELLO, L.; TACONELI, C. A.; BICUDO, S. D.; KLINEFELTER, G. R.; KEMPINAS, W. G. Identification of the SP22 Sperm Protein in Santa Ines and Dorper Rams. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 45, n. 2, p. 323-330, APR 2010. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAVARETO, Ana Paula Alves. Imunolocalização e quantificação da proteina SP22 em espermatozoides de ovinos e sua relação com outros parametros espermaticos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.