Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação química de metabólitos bioativos de esponjas marinhas

Processo: 06/54229-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 07 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Michelli Massaroli da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/03095-5 - Produtos de invertebrados marinhos: agentes quimioterápicos anti-proliferativos, antibióticos, e contra doenças tropicais, AP.TEM
Assunto(s):Citotoxicidade   Antibióticos

Resumo

Neste projeto, propomos o isolamento de produtos naturais bioativos, a partir de pelo menos uma esponja marinha. Estas serão selecionados a partir de um "screening" já realizado com extratos brutos obtidos de mais de 200 esponjas, em testes de atividade anti-tuberculose, anti-tumoral e anti-bacteriana. Os extratos brutos selecionados pelo screening farmacológico serão avaliados por CCD, HPLC-PDA e RMN-1H, de maneira a escolher extratos brutos de pelo menos 1 animal, baseando-se nos dados de atividade biológica e perfil químico. O extrato bruto do animal selecionado será submetido a um fracionamento cromatográfico, utilizando-se diferentes métodos de cromatografia. Após se obter substâncias puras, estas serão analisadas por métodos espectroscópicos (RMN, EM, IV, UV), de maneira a se estabelecer a estrutura das substâncias isoladas. Uma vez identificadas, estas serão submetidas e analisadas nos ensaios farmacológicos nos quais o extrato bruto selecionado foi originalmente ativo. Em caso de tempo hábil, mais de 1 animal será estudado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Michelli Massaroli da. Investigação do perfil químico de esponjas do gênero Aplysina por LC-PDA-MS. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.