Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade vetora em população de Culex quinquefasciatus e hábito alimentar em Culex nigripalpus no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil

Processo: 06/53061-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Gabriel Zorello Laporta
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53973-0 - Sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae), AP.TEM
Assunto(s):Culex quinquefasciatus   Sobrevivência   Paridade

Resumo

O estudo visa caracterizar tamanho, taxa de sobrevivência diária e hábito alimentar da população de fêmeas do Culex quinquefasciatus e o hábito alimentar da população de fêmeas de Culex nigripalpus no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo. Essas espécies pertencem à família Culicidae e apresentem importância em saúde pública. O Culex quinquefasciatus é eficiente vetor da Wuchereria bancrofti, causadora da filariose linfática na região neotropical, e prolifera nos centros urbanos provocando incômodo devido às picadas hematofágicas. O Culex nigripalpus foi incriminado vetor do vírus da encefalite de São Luís no EUA. Ambas espécies de mosquito podem ser vetores biológicos do Vírus do Nilo Ocidental (VNÓ). O VNO foi responsável por surtos epidêmicos e epizootias no E.U.A. de 1999 a 2004. O Parque Ecológico do Tietê contém área verde de 140 km2 com mata reflorestada, complexo de águas continentais e diversidade de mamíferos e aves. Nesse local, é provável a introdução de animais infectados por arbovirus os quais são transmitidos por mosquitos ao homem ou para animais. A Técnica imunoenzimática (ELISA) indireto será utilizada no estudo de hábito alimentar para detecção de anticorpos de galinha, cachorro, homem e rato. Método de marcação, soltura e recaptura será utilizado para estimativa do tamanho da população e duração do ciclo gonotrófico. Amostras de fêmeas serão dissecadas para estimativa da taxa de paridade na população de fêmeas. Os resultados da pesquisa serão úteis para o controle. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAPORTA, Gabriel Zorello. Ecologia de Culex quinquefasciatus e de Culex nigripalpus no Parque Ecológico do Tietê, São Paulo, Brasil. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.