Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de elementos estruturais no tRNASecUCA determinantes da ligação com proteínas

Processo: 06/53904-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Lívia Regina Manzine
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Selenocisteína   Aminoácidos   Metabolismo   Escherichia coli

Resumo

O aminoácido selenocisteína representa a principal forma biológica de selênio e sua síntese de selenocisteína, juntamente com sua incorporação co-traducional em selenoproteínas requerem uma complexa maquinaria enzimática e de sinalização. A selenocisteína, juntamente com a pirrolisina, resulta na expansão do código genético dos tradicionais 20 aminoácidos para atualmente um total de 22 aminoácidos. O estudo da via metabólica da selenocisteína e das enzimas envolvidas nessa via é o centro de interesse em nosso grupo. Essa via tem despertado interesse pela sua particular conseqüência evolutiva e potencial uso prático. Este projeto visa a aplicação da metodologia de seleção in vitro no tRNAsec de células procarióticas de Escherichia coli e a avaliação das diversas randomizações geradas na interação e afinidades com a proteína Selenocisteína Sintase (SELA) do mesmo organismo. Essas análises serão realizadas pelo sistema BIAcore e por microcalorímetro para proporcionar medidas quantitativas da constante de dissociação entre os elementos SELA-tRNAsec e comparações dessa interação entre tRNAsec nativo e os RNAs que sofreram o processo de randomização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZINE, LIVIA REGINA; BALASCO SERRAO, VITOR HUGO; TRAMBAIOLI DA ROCHA E LIMA, LUIS MAURICIO; DE SOUZA, MARCOS MICHEL; BETTINI, JEFFERSON; PORTUGAL, RODRIGO VILLARES; VAN HEEL, MARIN; THIEMANN, OTAVIO HENRIQUE. Assembly stoichiometry of bacterial selenocysteine synthase and SelC (tRNA(sec)). FEBS Letters, v. 587, n. 7, p. 906-911, APR 2 2013. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIVIA REGINA MANZINE. Identificação de elementos estruturais no tRNAsecuca determinantes da ligação com proteínas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.