Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física e sua relação com o meio ambiente na população idosa do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste de São Paulo

Processo: 06/53767-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alex Antonio Florindo
Beneficiário:Emanuel Péricles Salvador
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física   Idosos   Meio ambiente

Resumo

A expectativa de vida em países em desenvolvimento como o Brasil teve um aumento significativo na última década. Diante do aumento da população idosa, são necessárias estratégias para atender adequadamente as necessidades desta população, tanto ligadas aos aspectos individuais, como funcionalidade, capacidade física e nível de aptidão física, como aspectos mais coletivos e sociais, como o ambiente que cerca essa população e que pode influenciar o estilo de vida ativo no lazer e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida. Objetivo: verificar a relação entre indicadores individuais e ambientais e nível de atividade física numa amostra de idosos do distrito de Ermelino Matarazzo da zona teste do município de São Paulo. Para tanto, será utilizado o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) versão longa para caracterizar o nível e o tipo de atividade física, e escala de meio ambiente International Physical Activity & The Environment Network a fim de caracterizar os possíveis indicadores ambientais e de qualidade de vida nos bairros do distrito pesquisados no estudo. Análise de resultados: Será realizada análise de regressão linear múltipla colocando os níveis de atividade física de lazer e locomoção como variáveis dependentes e os escores de meio-ambiente, as estaturas disponíveis para a prática de atividades físicas de lazer e locomoção como independentes. A escolaridade, renda, cor da pele, bairro de moradia, estado marital, índice de massa corporal e doenças crônicas serão utilizadas como variáveis de contrate. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALVADOR, EMANUEL P.; REIS, RODRIGO S.; FLORINDO, ALEX A. Practice of walking and its association with perceived environment among elderly Brazilians living in a region of low socioeconomic level. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, SEP 17 2010. Citações Web of Science: 32.
SALVADOR, EMANUEL PÉRICLES; FLORINDO, ALEX ANTONIO; REIS, RODRIGO SIQUEIRA; COSTA, EVELYN FABIANA. Percepção do ambiente e prática de atividade física no lazer entre idosos. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 6, p. 972-980, 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVADOR, Emanuel Péricles. Atividade física e sua associação com o ambiente em idosos residentes no distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.