Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de células hematopoéticas e mesenquimais de sangue de cordão umbilical canino

Processo: 06/52735-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Juliana Jarra Ozorio
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sangue   Sistemas de cultivo   Cordão umbilical   Cães   Criopreservação

Resumo

O projeto tem como finalidade abordar as técnicas de cultivo, criopreservação e expansão de células mononucleares de sangue de cordão umbilical (SCU) de cães de variadas raças. A terapia celular possibilita a tentativa de tratamento de doenças, tais como desordens metabólicas, imunodeficiências adquiridas, e distúrbios hematológicos. Pouco progresso tem sido alcançado na caracterização e capacitação dessas células, ou mesmo nas técnicas relativas ao seu cultivo e expansão na espécie canina. Os protocolos de congelamento e cultivo estabelecidos para sangue de cordão umbilical humano não se aplica às células de cães. Utilizando-se o mesmo protocolo estabelecido para seres humanos, ou seja, 30% dimetil sulfóxido - DMSO e 70% soro fetal bovino - SFB que garante as células humanas apresentam uma viabilidade superior a 70%, quando aplicadas às células caninas, estas não chegam a 20% de viabilidade. O mesmo resultado acontece com diferentes meios de cultivo e expansão dessas células em cães. Os protocolos utilizados para sangue de cordão umbilical humano (SCUh) não se aplicam às células caninas. O presente projeto visa estudar diferentes protocolos de congelamento, cultivo e expansão de células mononucleares de SCU, analisando a viabilidade das mesmas através da citometria de fluxo. Ao final do projeto pretendemos estabelecer o(s) meio (s) de cultivo, assim como o protocolo de criopreservação para espécie canina. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OZORIO, Juliana Jarra. Isolamento, quantificação e caracterização morfológica de células mesenquimais de sangue do cordão umbilical canino. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.