Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção, isolamento e caracterização molecular parcial de vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) em amostras clínicas

Processo: 00/06923-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Clarice Weis Arns
Beneficiário:Helena Gallicchio Domingues
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas de restrição   Reação em cadeia por polimerase (PCR)

Resumo

O presente projeto visa desenvolver duas técnicas moleculares, nested-PCR e RT-PCR quimioluminescente, avaliando o grau de sensibilidade entre tais técnicas, para a detecção do vírus respiratório sincicial dos bovinos (BRSV), um dos agentes mais importantes de infecções respiratórias em bovinos. Para a padronização de tais técnicas, será utilizada a amostra viral BRSV-25-BR, isolada no Laboratório de Virologia Animal, do Instituto de Biologia da Unicamp, cultivada em células da linhagem CER (Chicken Embryo Relatad). A técnica devidamente padronizada e que apresentar maior sensibilidade será utilizada na detecção da presença do BRSV em amostras de campo oriundas de diferentes estados brasileiros. O material amplificado das amostras de campo será submetido à análise genômica utilizando endonucleases de restrição, analisando o polimorfismo do comprimento dos fragmentos de restrição (RFLP), visando identificar os diferentes subgrupos deste agente viral. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGUES, Helena Gallicchio. Detecção, isolamento e caracterização molecular parcial de virus respiratorio sincicial bovino (BRSV) em amostras de campo. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.