Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de indução eletromagnética na caracterização de estruturas profundas sob a borda sul do Cráton do São Francisco

Processo: 99/12381-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Icaro Vitorello
Beneficiário:Marcelo Banik de Pádua
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil

Resumo

A meta do estudo é a diferenciação geoelétrica do manto superior sob províncias tectônicas com distintas evoluções geológicas e características geofísicas (sísmicas e gravimétricas). Mapeamento da espessura da litosféra térmica e da "astenosfera elétrica", e a detecção de variações laterais de anisotropia elétrica serão efetuados através de sondagens magnetotelúricas (MT) no sudeste de Minas Gerais, sob o Cráton do São Francisco, Cinturão Ribeira Meridional, e Faixa Alto Rio Grande. Os equipamentos a serem utilizados são sistemas MT de banda larga e de longo período para investigações da crosta e manto, respectivamente, e AMT (audiomagnetotelúrico) e TEM (Transiente eletromagnético) para correções de "distorções estática". Os dados serão processados com diversos programas de inversão e os resultados interpretados levando-se em consideração o atual conhecimento geológico e geofísico da região. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PÁDUA, Marcelo Banik de. Estudos de indução eletromagnética na caracterização de estruturas profundas sob a borda sul do cráton de São Francisco. 2004. 146 f. Tese de Doutorado - Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.