Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade e uso de habitat da anurofauna em Santa Fé do Sul, região Noroeste do estado de São Paulo

Processo: 02/11389-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Tiago Gomes dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biodiversidade   Distribuição espacial   Habitat

Resumo

Apesar do Brasil destacar-se por possuir a maior biodiversidade de anfíbios anuros do planeta, muitas regiões do país ainda estão pouco amostradas. Somente no Estado de São Paulo, que possui cerca de 180 espécies de anuros descritas e detém 17% de endemismo, estima-se que o número chegue a 250 com o avanço dos estudos. Porém, devido à acelerada ação antrópica, diversos habitais estão sendo degradados antes mesmo de serem devidamente conhecidos. Inventários da biodiversidade servem como base para o desenvolvimento de estudos de populações e comunidades, além de serem imprescindíveis para a tomada de futuras ações conservacionistas. Assim, com o desenvolvimento deste projeto pretende-se contribuir para o preenchimento da lacuna quanto ao conhecimento da anurofauna da região noroeste do Estado de São Paulo. Os principais objetivos do mesmo são elaborar uma base de dados sobre a biodiversidade de anuros, caracterizando os tipos de corpos d'água mais adequados para a reprodução dos anuros, através da determinação do uso e partilha de hábitat e da ocorrência sazonal de girinos e adultos das espécies encontradas em Santa Fé do Sul, noroeste do estado de São Paulo. O presente estudo será vinculado ao Projeto Temático "Diversidade de anfíbios anuros do Estado de São Paulo", sob coordenação do Prof. Dr. Célio F. B. Haddad, da UNESP- Rio Claro, cujo pré-projeto foi aprovado no Programa BIOTA/FAPESP (Processo nº 01/13341-3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, TIAGO GOMES DOS; ROSSA-FERES, DENISE DE C.; CASATTI, LILIAN. Diversidade e distribuição espaço-temporal de anuros em região com pronunciada estação seca no sudeste do Brasil. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 97, n. 1, p. 37-49, Mar. 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Tiago Gomes dos. Biodiversidade e uso de habitat da anurofauna em Santa Fé do Sul, região noroeste do Estado de São Paulo. 2005. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.