Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do locus "h" de "Leishmania (Viannia) braziliensis"

Processo: 02/06375-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Orsini Tosi
Beneficiário:Fabrício César Dias
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania braziliensis   Resistência a medicamentos

Resumo

O objetivo desta proposta é a caracterização da anatomia da região H de Leishmania braziliensis. Em outras espécies deste parasita protozoário este locus está relacionado ao desenvolvimento de resistência a drogas por mecanismos de amplificação gênica. Dados preliminares indicam que a anatomia da região H em L. braziliensis é diferente daquela encontrada em outras espécies de Leishmania, o que pode caracterizar diferenças importantes da biologia do parasita. Inicialmente buscaremos genes desta região conhecidos em outras espécies e, em seguida, investigaremos a possibilidade de amplificação gênica deste locus frente a pressão pela terbinafina, inibidor da esqualeno epoxidase. Para a reconstituição genômica do locus utilizaremos como sondas genes e/ou seqüências não gênicas da região H de L. major. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AUGUSTO‚ M. J.; SQUINA‚ F. M.; MARCHINI‚ J. F. M.; DIAS‚ F. C.; TOSI‚ L. R. O. Specificity of modified Drosophila mariner transposons in the identification of Leishmania genes. Experimental Parasitology, v. 108, n. 3-4, p. 109-113, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.