Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de eletrocatalisadores dispersos para o cátodo de células a combustível alcalinas

Processo: 01/11107-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Edson Antonio Ticianelli
Beneficiário:Fabio Henrique Barros de Lima
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/06430-8 - Eletrocatálise III: cinética e mecanismo de processos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Células de combustível   Eletrodos   Oxirredução   Carbono

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a reação de redução de oxigênio em meio alcalino em vários materiais eletródicos puros ou em compósitos dispersos em carbono, tais como, Pt, Ag, MnO2, AgPt, PtCo e AuPt em diversas composições relativas. Em cada caso, a meta é elucidar o mecanismo e a cinética da reação eletroquímica, o que será feito através do uso de diversas técnicas eletroquímicas e com a utilização de eletrodos de camada fina porosa. Na base dos resultados obtidos, serão montados sistemas operacionais formados por semi-células e células unitárias, através das quais os fatores fenomenológicos ligados às condições operacionais (temperatura, pressão e composição dos gases, circulação do eletrólito, etc.) dos eletrodos de difusão de gás serão avaliados. Em todos os casos, os resultados serão analisados através dos modelos reacionais e estruturais para o eletrodo de camada fina porosa e de difusão de gás. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Fabio Henrique Barros de. \"Desenvolvimento de eletrocatalisadores dispersos para o cátodo de células a combustível alcalinas\". 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.