Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de um controlador DMC para o processo care

Processo: 97/03115-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 30 de abril de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Alessandro Mattedi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O objetivo deste Projeto é o desenvolvimento, implementação a nível de simulação e testes de performance de controladores tipo DMC, tanto na forma MIMO, para um processo com potencial de aplicação industrial, na área separação de produtos de alto valor agregado. O processo a ser considerado é a obtenção da Lipase através de sua separação de uma solução através do sistema CARE (Continuous Adsorption Recyle Extraction). Os seguintes objetivos e etapas serão então executados neste Projeto: - modelagem dinâmica do sistema CARE original e de um sistema alternativo que melhore a performance do processo de obtenção da Lipase; - estudo da dinâmica do sistema de separação CARE com propostas de possíveis estruturas de controle; - desenvolvimento e implementação do algoritmo de controle baseado no controlador DMC, na forma SISO; - desenvolvimento e implementação do algoritmo DMC na forma MIMO; - verificação do desempenho dos controladores, inclusive com comparação com o PID na forma de velocidade (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTEDI, Alessandro. Projeto de um controlador DMC para o processo CARE. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.