Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação experimental do controle da temperatura de pasteurização de sucos de frutas naturais em processo "high temperature short time" (H.T.S.T.)

Processo: 00/00437-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Vivaldo Silveira Junior
Beneficiário:Maria Isabel Berto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pasteurização   Tratamento térmico

Resumo

O trabalho consiste na montagem, instrumentação e no controle da temperatura de pasteurização de sucos de frutas naturais em processo H.T.S.T. ("High Temperature Short Time"), utilizando diferentes estratégias e lógicas de controles (convencionais e inteligentes). Para o processo de pasteurização será realizado um trocador de calor de placas sanitário, munido de 3 sessões (aquecimento, regeneração e resfriamento) e um tubo de retenção. As linhas de utilidades serão: água quente / vapor de água e água fria / refrigerante secundário. As linhas de escoamento dos três fluidos estarão instrumentadas e controladas, conforme estratégias / lógicas aplicadas. As lógicas de controles a serem utilizadas e comparadas são as convencionais [On-off, Proporcional (P), Proporcional-lntegral (PI) e Proporcional-Integral-Derivativo (PID)] e as não convencionais (Fuzzy). A efetividade no controle da temperatura será comparada para as diferentes estratégias de controle, qualificando-as quanto às condições de estabilização neste processo e quanto ao consumo de energia do conjunto. Os ensaios contemplarão diferentes S.I.S.O. (Single Input / Single Output) e M.I.M.O. (Multiple Input / Mutiple Output) em parceria às lógicas de controle. A aplicação destes processos em indústrias alimentícias é bem ampla, mas devido ao crescimento da demanda e importância econômica para o pais, o suco de laranja natural foi escolhido para realização dos testes experimentais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTO, MARIA ISABEL; SILVEIRA JUNIOR, VIVALDO. DESIGN AND PERFORMANCE OF CONVENTIONAL AND FUZZY CONTROLS FOR A HIGH TEMPERATURE SHORT TIME PASTEURIZATION SYSTEM. JOURNAL OF FOOD PROCESS ENGINEERING, v. 36, n. 1, p. 58-65, FEB 2013. Citações Web of Science: 4.
MARIA ISABEL BERTO; FABIANA RODRIGUES DE SÁ; VIVALDO SILVEIRA JR. Avaliação de controles PID adaptativos para um sistema de aquecimento resistivo de água. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 24, n. 3, p. -, Set. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTO, Maria Isabel. Avaliação experimental do controle da pasteurização contínua de um fluido modelo de suco de laranja. 2004. 271 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.