Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservacao e uso sustentavel da diversidade vegetal do cerrado e da mata atlantica: descricao da estrutura anatomica e do lenho e sua aplicacao na identificacao das especies arboreas - biota.

Processo: 00/08499-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Energia de Biomassa Florestal
Pesquisador responsável:Mario Tommasiello Filho
Beneficiário:Graziela Cury
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Madeira   Biota   Anatomia   Cerrado   Mata Atlântica   Conservação

Resumo

A preservação, conservação e uso sustentável da biodiversidade dos recursos vegetais dos ecossistemas brasileiros têm sido matéria de intensa discussão na comunidade científica e na sociedade em geral. No Estado de São Paulo, a FAPESP implantou o Projeto BIOTA, com o objetivo de realizar um inventário e caracterizar a biodiversidade existente. Para isso há a necessidade da identificação e caracterização das espécies. A identificação das espécies, através dos métodos clássicos apresenta significativa limitação de ordem prática, dessa forma, através do estudo da anatomia do lenho é possível identificar as espécies arbóreas, pela coleta , exame e descrição do lenho das árvores. Inúmeras são as vantagens da aplicação da anatomia na identificação, como por exemplo, trata-se de método não-destrutivo e a coleta do material pode-se processar em qualquer época do ano. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivos (i) relacionar as espécies arbóreas mais importantes do cerrado e mata atlântica do Estado de São Paulo, (ii) coletar as amostras do lenho das árvores dos representantes mais significativos, (iii) processar aos detalhados estudos macro e microscópicos do lenho, (iv) caracterizar cada uma das espécies pela anatomia do lenho (v) desenvolver uma chave de identificação dessas espécies para uso dos pesquisadores em Biologia e demais áreas das ciências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURY, Graziela. Descrição da estrutura anatômica do lenho e sua aplicação na identificação de espécies arbóreas do cerrado e da Mata Atlântica do Estado de São Paulo.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.