Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de selênio em alimentos por espectrometria de absorção atômica (GFAAS) e por emissão atômica (ICP-AES)

Processo: 98/14839-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:José Anchieta Gomes Neto
Beneficiário:Cassia Regina Rosa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Selênio   Espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente   Espectrometria de absorção atômica em forno de grafite   Alimentos

Resumo

Serão desenvolvidos métodos analíticos para a determinação de selênio em alimentos e em amostras agroindustriais por GFAAS e por ICP-AES. Ênfase será dada às amostras de frutos do mar, patês, cogumelos, cereais, legumes, óleos, sucos, entre outras. A determinação de selênio por ICP-AES envolverá extração em fase sólida e/ou geração de hidretos em sistemas FIA. A pesquisa se desenvolverá em duas linhas principais: a- desenvolvimento de metodologia para determinações de selênio em alimentos, materiais vegetais, águas, e em suplementos alimentares; b- como proposta de produção de alimentos enriquecidos, verduras e legumes serão cultivados e tratados com selênio. Será também investigado o efeito destes alimentos enriquecidos sobre o teor de selênio excretado na urina. A exatidão dos procedimentos será verificada utilizando-se materiais de referência e/ou métodos analíticos alternativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA‚ C.R.; DE MORAES‚ M.; NETO‚ J.A.G.; NÓBREGA‚ J.A.; NOGUEIRA‚ A.R.A. Effect of modifiers on thermal behaviour of Se in acid digestates and slurries of vegetables by graphite furnace atomic absorption spectrometry. Food Chemistry, v. 79, n. 4, p. 517-523, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.