Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo para a geração das câmaras atriais

Processo: 00/14454-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:José Xavier Neto
Beneficiário:Tatiana Hochgreb
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos   Ácido retinoico   Embrião

Resumo

Este projeto destina-se a avaliar um modelo para a geração das câmaras atriais do coração construído com base em resultados obtidos pelo laboratório e outros grupos ao longo dos últimos 3 anos. Segundo este modelo, o compartimento atrial é definido pela expressão seletiva da enzima sintetizadora de ácido retinóico (AR) em precursores cardíacos posteriores, enquanto o compartimento ventricular (anterior) é definido na ausência de AR. O modelo prevê duas fases dependentes de AR: as fases de especificação e de determinação. Para estabelecer o substrato morfológico destas duas fases, utilizaremos técnicas de imunohistoquímica e/ou hibridação "in situ" a fim de evidenciar a sobreposição putativa entre as células precursoras cardíacas posteriores e as zonas do embrião que expressam a RALDH2, enzima chave da sinalização pelo AR. Como marcadores do fenótipo cardíaco geral, serão utilizadas sondas antisense contra os genes Nkx2.5 e GATA4, enquanto que os marcadores específicos dos fenótipos atrial e ventricular serão sondas antisense para os genes Hey-1 e AMHC1, Hey-2 e Irx4, respectivamente. Para a marcação da sinalização pelo AR, utilizaremos uma sonda antisense contra o gene da RALDH2 ou anticorpos anti-RALDH2. O projeto envolve técnicas clássicas em embriologia como cultura de embriões de aves e mamíferos e estudos de "fate mapping", com o objetivo de caracterizar minuciosamente a inter-relação entre a sinalização pelo AR e o desenvolvimento das câmaras cardíacas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOCHGREB‚ T.; LINHARES‚ V.L.; MENEZES‚ D.C.; SAMPAIO‚ A.C.; YAN‚ C.Y.I.; CARDOSO‚ W.V.; ROSENTHAL‚ N.; XAVIER-NETO‚ J. A caudorostral wave of RALDH2 conveys anteroposterior information to the cardiac field. DEVELOPMENT, v. 130, n. 22, p. 5363-5374, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.