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Estudo do comportamento tribológico do par anel-cilindro utilizado em motores de combustão interna visando simulação do desgaste em laboratório

Processo: 97/12753-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Deniol Katsuki Tanaka
Beneficiário:Marcia Marie Maru
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desgaste (tribologia)   Motores de combustão interna   Recobrimentos   Tribologia

Resumo

O desempenho dos anéis de pistão quanto ao desgaste e atrito está estritamente relacionado com o desempenho do motor por afetar a perda de potência específica, a vedação dos gases de combustão e o consumo específico de óleo. A pesquisa e desenvolvimento de recobrimento para anéis necessita de ensaios realizados em campo ou em motor acoplado a um dinamômetro, ambos onerosos e demorados. Existe um interesse por parte da indústria de componentes automotivos em simuladores que hierarquizem materiais diminuindo a quantidade de ensaios em motor e reduzir custos e tempo. Existem simuladores de desgaste, porém, geram resultados controversos para anéis, e deixam dúvidas quanto à validade dos resultados. Um dos motivos é que os parâmetros ou condições de ensaio podem não estar corretos, já que o desgaste depende do sistema. A proposta do projeto é chegar a valores ótimos dos parâmetros para uma simulação correta, comprovando a validade através de ensaios em laboratório utilizando simuladores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARU, Marcia Marie. Estudo do desgaste e atrito de um par metálico sob deslizamento lubrificado.. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

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