Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de extratores de nutrientes e metais pesados para a cultura de arroz, adubada com composto de resíduo urbano em diferentes solos

Processo: 97/01133-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1997
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Takashi Muraoka
Beneficiário:Cassio Hamilton Abreu Junior
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Micronutrientes   Arroz   Metais pesados

Resumo

Tem sido observado um aumento crescente na quantidade de resíduo urbano (lixo) produzido devido à atividade humana e ao crescimento populacional. A geração de lixo de modo indiscriminado, principalmente nos grandes centros urbanos, tem levado a constante ameaça do ambiente em que/vivemos. Atualmente, com o intuito de reduzir o volume de resíduos nos grandes centros urbanos, tem-se realizado algumas práticas, tais como a incineração, a deposição em aterros sanitários, a reciclagem dos diversos materiais via coleta seletiva, a descarga em rios ou bombeamento para os oceanos e a compostagem. A aplicação de composto de resíduo urbano na agricultura tem-se mostrado como uma importante fonte de nutrientes para as plantas e um excelente corretivo das propriedades químicas e físicas do solo. Todavia, permanecem dúvidas quanto à contaminação do solo e plantas por metais pesados (Cd, Cr, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn). Concomitantemente à necessidade de se avaliar a disponibilidade e acúmulo de nutrientes e de metais pesados no solo, devido à aplicação de compostos de lixo, existe a problemática dos diferentes procedimentos para a extração dos elementos do solo. A utilização de soluções extratoras multielementos têm permitido avanços nos estudos envolvendo nutrientes, metais pesados e qualidade dos solos. Todavia, ainda há a necessidade de se avaliar a eficácia de tais extratores na predição da disponibilidade e toxicidade de nutrientes e metais pesados para as plantas e, de se padronizar os diferentes métodos. Assim sendo, será avaliado a eficácia de vários extratores multielementos (DTPA, Wolf-Morgan, Mehlich-1, Mehlich-3, AB-DTPA, CaCl2 e AC-EDTA) na predição da disponibilidade e toxicidade de nutrientes e metais pesados para a cultura do arroz, adubada com composto de resíduo urbano (60 t ha-1), com e sem calagem e adubação mineral, em diferentes solos do Brasil e, em condições de casa de vegetação, através da comparação dos teores de nutrientes e de metais pesados obtidos pelos extratores com os teores destes elementos nas plantas. Também, serão aplicados tratamentos secundários com composto de resíduo urbano enriquecido com Cd, Cu, Mn, Pb e Zn. Nos extratos obtidos pelas diferentes metodologias, via de regra, o teor de P será determinado por colorimetria, o K por fotometria de chama de emissão, os teores de Cu, Fe, Mn, Ni e Zn por absorção atômica, o S por turbidimetria e os teores de Al, Ba, Ca, Cd, Co, Cr, Mg, Mn, Mo, Sr, Ti e V por espectrometria de emissão atômica por indução de plasma. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C. H. ABREU JUNIOR; T. MURAOKA; F. C. OLIVEIRA. Carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre em solos tratados com composto de lixo urbano. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 3, p. 769-780, Set. 2002.
F. C. OLIVEIRA; M. E. MATTIAZZO; C. R. MARCIANO; C. H. ABREU JUNIOR. Fitodisponibilidade e teores de metais pesados em um latossolo amarelo distrófico e em plantas de cana-de-açúcar adubadas com composto de lixo urbano. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 3, p. 737-746, Set. 2002.
FERNANDO CARVALHO OLIVEIRA; MARIA EMILIA MATTIAZZO; CLAUDIO ROBERTO MARCIANO; CASSIO HAMILTON ABREU JUNIOR. Alterações em atributos químicos de um Latossolo pela aplicação de composto de lixo urbano. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 37, n. 4, p. 529-538, Abr. 2002.
C. H. ABREU JUNIOR; T. MURAOKA; A. F. LAVORANTE; F. C. ALVAREZ V. Condutividade elétrica, reação do solo e acidez potencial em solos adubados com composto de lixo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 24, n. 3, p. 635-647, Set. 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.