Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de polimorfismo de DNA em genes relacionados com o desenvolvimento corporal e precocidade sexual em bovinos das raças Nelore (Bos Taurus Indicus) e Angus (Bos Taurus)

Processo: 99/03322-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Fernando Garcia
Beneficiário:Marcella Pecora Milazzotto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/13372-9 - Identificação de polimorfismo de DNA em genes relacionados com o desenvolvimento corporal e precocidade sexual em bovinos, AP.JP
Assunto(s):Polimorfismo genético   Sequenciamento   Bovinos

Resumo

O melhoramento das características fenotípicas em bovinos objetivando o aumento da produtividade é de grande interesse da Humanidade e vem sendo alvo de grandes esforços nos últimos séculos. No entanto, as bases moleculares das etapas fisiológicas que controlam diversos sistemas ainda permanecem desconhecidas, uma vez que as técnicas de melhoramento de rebanhos atualmente empregadas são feitas com base apenas na manifestação dos fenótipos zootécnicos de interesse. Dessa forma, a busca de características desejáveis volta-se hoje para a elucidação dos mecanismos bioquímicos mediados pela expressão de genes específicos, responsáveis pela manifestação desses fenótipos. O presente projeto objetiva analisar, através das técnicas de SSCP e seqüenciamento de DNA, o polimorfismo na região dos exons 5, 6 e 11 e intron E do gene do receptor do hormônio luteinizante (LHR) bovino em dois grupos de fêmeas da raça Nelore (Bos taurus indicus) distintos e um grupo de fêmeas da raça Angus (Bos taurus taurus). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILAZZOTTO, Marcella Pecora. Mutações no gene do receptor do hormônio luteinizante (LHR) bovino e associação com precocidade sexual em fêmeas Bos primigenius indicus (Nelore). 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.