Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dinâmica e controle longitudinal de um dirigível robótico autônomo

Processo: 01/12425-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Paulo Augusto Valente Ferreira
Beneficiário:Bruno Guedes Faria
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/13384-7 - Veículos robóticos semiautônomos, AP.JP
Assunto(s):Dirigíveis

Resumo

No contexto da identificação, a fim de se determinar um modelo dinâmico do dirigível AS800 a partir de dados experimentais, define-se inicialmente uma série de testes a serem realizados em vôo. Cada teste é constituído de uma entrada de controle aplicada por um determinado intervalo de tempo e de um conjunto de variáveis medidas como resultado. A partir destas variáveis obtém-se o modelo linearizado e deduz-se os coeficientes aerodinâmicos. Portanto, três procedimentos são previstos para a identificação: (i) desenvolvimento de um modelo dinâmico analítico linearizado, (ii) ensaios de vôo para identificação dinâmica, e (iii) obtenção validação dos coeficientes aerodinâmicos do modelo. No contexto do controle automático, o candidato dará prosseguimento aos estudos, já em andamento, do controle longitudinal do dirigível (seguimento de um perfil de velocidade e altitude), e realizará a validação do comportamento e robustez deste controlador através de testes exaustivos em simulação, compondo as seguintes atividades: (i) desenvolvimento de uma estratégia de controle longitudinal robusto válido para a faixa de velocidades de cruzeiro de operação, (ii) validação das estratégias de controle longitudinal em ambiente de simulação, através de análises de comportamento e robustez. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Bruno Guedes. Identificação dinamica longitudinal de um dirigivel robotico autonomo. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.