Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade psicrometrica do sombreamento natural fornecido por algumas espécies arbóreas, em condição de campo aberto (pasto)

Processo: 99/04012-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Iran José Oliveira da Silva
Beneficiário:Jose Luis Martins
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Produção animal   Sombreamento   Climatologia   Arborização

Resumo

O sombreamento natural é o elemento principal do conforto dos animais ao nível de campo (pasto). A definição da qualidade térmica das sombras fornecida pelas espécies arbóreas, é um fator importante na tomada de decisão dos produtores rurais. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade térmica de algumas espécies arbóreas usando os dados climáticos e os índices de conforto térmico animal. Serão selecionados 5 espécies arbóreas isoladas, para o estudo . Os dados a serem colhidos serão: temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido, velocidade do vento, umidade relativa, temperatura de globo negro. Durante as 4 estações do ano, serão registrados os dados, nos horários das 8,10, 12,14,16. 18 horas de forma a analisar o comportamento da sombra ao longo do dia. Para a análise dos dados serão considerados as variáveis respostas; os índices de conforto: ITGU, WBGT, CTR, THI.. e o pacote estatístico a ser usado será o SAS, e o delineamento será de blocos casualizados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Jose Luis. Avaliação da qualidade termica do sombreamento natural de algumas especies arboreas, em condição de pastagem. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agricola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.