Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade, variacao genetica e machos diploides em especies de euglossini (hymenoptera: apidae) coletadas em fragmentos da florestas amazonica.

Processo: 99/11827-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Del Lama
Beneficiário:Iaticara Oliveira da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fragmentos florestais   Amazônia

Resumo

Este trabalho está sendo proposto no sentido de determinar a diversidade de espécies de Euglossini em quatro fragmentos de floresta contínua de terra firme da Amazônia Central, de diferentes tamanhos, com vistas a: I) verificar se a diversidade de "espécies está associada ao tamanho do fragmento florestal; II) estimar através da análise eletroforética de polimorfismos enzimáticos o efeito da fragmentação do ambiente sobre a variação genética das diferentes espécies: III) determinar a freqüência de machos diplóides nas espécies analisadas, relacionando esta freqüência com o tamanho do fragmento onde estes insetos foram coletados. A principal hipótese a ser testada é se a abundância relativa de machos e fêmeas de uma espécie em cada fragmento pode ser correlacionada com a maior ocorrência de machos diplóides nestas áreas, uma vez que a diminuição relativa do número de acasalantes pode levar à endogamia e, conseqüentemente, à homozigose do loco X e à geração de machos diplóides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)