Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de genes diferencialmente expressos em neoplasias de paratireóide

Processo: 02/10732-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Daniel Giannella Neto
Beneficiário:Andrea Cecilia Toscanini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transformação celular neoplásica   Glândulas paratireoides   Neoplasias da glândula tireoide   Expressão gênica diferencial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genes | Macroarray | Neoplasia | Paratireoides | Tumorigenese

Resumo

As paratireóides atuam sobre o metabolismo do cálcio e do fósforo e com isto, sobre o tecido ósseo e a excitabilidade neuromuscular através da ação do PTH, que aumenta os níveis de cálcio plasmático, mobiliza cálcio dos ossos e aumenta a excreção urinaria de fosfatos. O hiperparatireoidismo é a maior causa de hipercalcemia no sangue em pacientes não hospitalizados. A relação homem-mulher é 1:2 e sua incidência aparece aumentada com a idade, cerca de 2% de mulheres menopausadas apresentam hiperparatireoidismo. Ele pode ser classificado em três subtipos: primário (pHPT), secundário e terciário. Aproximadamente 80-85% dos casos de pHPT podem ser atribuídos a adenomas, 15% a hiperplasias, 5% a adenomas duplos e em < 1% dos casos a carcinomas. Técnicas de biologia molecular têm sido exaustivamente utilizadas a fim de determinar genes envolvidos no processo de tumoregênese da paratireóide. Para estudar a expressão diferencial entre dois grupos de neoplasias, utilizaremos as membranas Atlas Human Câncer e Oncogenes & Tumor Supressor Genes, com 1176 e 190 genes respectivamente, contra sondas radioativas de adenomas e carcinomas de paratireóide. À confirmação dos resultados será realizada por RT-PCR dos genes encontrados em 35 tumores (adenomas e carcinomas) de pacientes com pHPT. Os resultados obtidos serão correlacionados com as dosagens laboratoriais e o exame anátomo-patológico de cada paciente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOSCANINI, Andrea Cecilia. Identificação de genes diferencialmente expressos em tecido de paratireóide de pacientes portadores de hiperparatireoidismo primário: comparação entre hiperplasias, adenomas e carcinomas. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.