Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de malhas termo-refletoras no desenvolvimento de mudas de cafeeiro produzidas em tubetes

Processo: 02/05020-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Marcos Vinícius Folegatti
Beneficiário:Vinicius Maia Costa
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiente protegido

Resumo

A cafeicultura brasileira é uma das mais importantes atividades do setor agroindustrial brasileiro. Na atualidade, para a comercialização, são primordiais os aspectos voltados à qualidade do café. Assim, mudas com qualidade tendem a gerar lavouras com qualidade, tornando-se indispensável a adoção de novas tecnologias para a sua produção, objetivando plântulas mais vigorosas. A produção de mudas de cafeeiro é geralmente realizada sob sombreamento de 50%, sem agregação de tecnologia. Segundo Carvalho (1975) e Cordeiro et al. (1984), a atividade da enzima nitrato redutase, essencial ao desenvolvimento vegetativo das plantas, é alta sob sombreamento para o caso de mudas de café "arábica". Carvalho (1975) afirmou ainda que a temperatura e a umidade do ambiente também influenciam na atividade desta enzima. Dessa forma, o uso de malhas termo-refletoras, que promovem sombreamento e alteram o microclima do ambiente (temperatura, umidade, radiação, entre outras características), pode contribuir ao desenvolvimento destas mudas. Este projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a influência de malhas termo-refletoras com 40, 50, 60 e 70% de bloqueio de radiação, comparadas a um "sombrite" 50%, no desenvolvimento de mudas de cafeeiro cultivadas em ambiente protegido, visando caracterizar qual a melhor malha para obtenção de mudas com qualidade superior. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Vinicius Maia. Desenvolvimento de mudas de cafeeiro produzidas em tubetes, sob malhas termo-refletoras e malha negra.. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.