Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da obtenção de imagens tridimensionais de Tomografia por Impedância Elétrica ( TIE ) pelo método de otimização topológica ( MOT )

Processo: 02/10574-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Luis Augusto Motta Mello
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05303-4 - Novas estratégias em ventilação artificial: diagnóstico e prevenção do barotrauma/biotrauma através da tomografia de impedância elétrica (TIE), AP.TEM
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Diagnóstico por imagem   Otimização topológica

Resumo

Um tomógrafo por impedância elétrica obtém imagens de uma seção do corpo humano mediante os valores de voltagem obtidos em eletrodos (posicionados ao redor do corpo do paciente), quando uma corrente é aplicada por outros dois ou mais eletrodos, segundo um certo padrão de excitação (diametral, adjacente ou ortogonal). Expandindo- se esse conceito, podem-se também obter imagens tridimensionais, posicionando-se, por exemplo, eletrodos ao longo do contorno de várias seções transversais do corpo humano. O objetivo desse projeto de mestrado é iniciar o estudo da aplicação do Método de Otimização Topológica (MOT) para a obtenção de imagens tridimensionais, utilizando-se um tomógrafo por impedância elétrica. Pretende-se estender, para o caso de imagens tridimensionais, uma das formulações de MOT existentes, já implementada num trabalho de doutorado em andamento (com bolsa FAPESP), a qual apresentou bons resultados para o caso de obtenção de imagens bidimensionais. Esse projeto está inserido num projeto temático FAPESP, cujo objetivo é desenvolver um tomógrafo por impedância elétrica para monitorar, de forma precisa, o pulmão. O resultado do projeto temático assistirá a aplicação correta das técnicas de ventilação forçada, contribuindo para reduzir a mortalidade de pacientes sob ventilação artificial. Estima-se que é possível evitar, no mínimo, em torno de quinze mil mortes por ano no Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Luis Augusto Motta. Estudo da obtenção de imagens tridimensionais de tomografia por impedância elétrica pelo método de otimização topológica. 2005. 147 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.