Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre conceitos de saúde/doença mental e a assistência psiquiátrica, segundo portadores e familiares

Processo: 00/09409-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Antonia Regina Ferreira Furegato
Beneficiário:Vera Lucia Mendiondo Osinaga
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Assistência em saúde mental   Saúde mental   Família (psicologia)

Resumo

Temos por objetivo fazer um estudo comparativo das opiniões dos portadores de doença mental assim como de seus familiares sobre Conceitos de saúde e doença mental e a Assistência, em três serviços de atendimento aos portadores de transtornos psiquiátricos. Serão devidamente esclarecidos e convidados a participar todos os pacientes e familiares que comparecerem aos locais de atendimento onde estará sendo desenvolvida a pesquisa, durante o período de 60 dias em cada serviço. Os instrumentos para coleta de dados serão dois Questionários de Identificação dos sujeitos e informações sobre a doença e os tratamentos (QCP e QCF) e uma Escala de Medida de Opinião (EMO). A Escala de Medida de Opinião (EMO), do tipo Likert, é composta de 56 afirmativas, onde o sujeito assinala seu grau de concordância com o conteúdo referente ao tema da pesquisa. Serão realizadas as análises quantitativa e qualitativa do conteúdo expresso. Os escores referentes aos Conceitos serão comparados com os escores de Assistência, através dos coeficientes de correlação de Kendall (TAU). As correlações parciais serão mensuradas para o total de pacientes, para os diferentes serviços e para grupos de diagnósticos. As análises qualitativas serão baseadas nos preceitos de análise de conteúdo temática de Bardin. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OSINAGA, Vera Lucia Mendiondo. "Estudo comparativo entre os conceitos de saúde e de doença mental e a assistência psiquiátrica, segundo portadores e familiares". 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.