Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de modelos de dispersao e receptores para o estudo do transporte e conversao do dioxido de enxofre para sulfato: o caso da usina termoeletrica de candiota-rs.

Processo: 96/04701-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1996
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Osvaldo Luiz Leal de Moraes
Beneficiário:Rita de Cassia Marques Alves
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica

Resumo

Pretende-se estudar, neste projeto de doutoramento, o impacto da dispersão dos poluentes gasosos e particulado emitidos pela Usina Telmoelétrica Presidente Médici considerando-se os processes químicos de conversão do SO2 para sulfate, e os processos de remoção por deposição seca e úmida. Esse projeto pode ser detalhado nos seguintes itens: descrição da dispersão do SO2 utilizando modelos não gaussianos; inclusão no tratamento da dispersão do SO2 a estimativa da taxa de oxidação do SO2 para sulfate, a fim de estimar o tempo de residência do SO2 na atmosfera; e a utilização de modelos receptores combinadas aos modelos de dispersão para a determinação de outras fontes importantes de emissão do SO2 e material particulado na região. (AU)