Busca avançada
Ano de início
Entree

Zeros de polinômios ortogonais

Processo: 05/52590-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Análise
Pesquisador responsável:Dimitar Kolev Dimitrov
Beneficiário:Fernando Rodrigo Rafaeli
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/06280-0 - Polinômios e funções inteiras com zeros reais e a hipótese de Riemann, AP.JP
Assunto(s):Polinômios ortogonais   Zeros de polinômios

Resumo

O objetivo do projeto é estudar as propriedades gerais dos zeros de algumas classes de polinômios ortogonais. A ênfase do estudo será focada no comportamento dos zeros extremos dos polinômios que são ortogonais com respeito a uma medida cujo suporte coincide com a semireta real positiva. Dois temas principais serão abordados: 1) Estudaremos o comportamento do menor e do maior zero do n-ésimo polinômio ortogonal com respeito aos parâmetros dos quais estes polinômios dependem. Este tema incluirá o estudo da monotonicidade e também da convexidade. 2) Investigaremos a questão de como algumas funções quê envolvem os zeros extremos se comportam quando o grau n do polinômio varia, especificamente quando n converge para o infinito. Em outras palavras, investigaremos o comportamento assintótico dos zeros extremos destes polinômios. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAFAELI, Fernando Rodrigo. Teorema de Sturm e zeros de polinômios ortogonais. 2007. 68 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.