Busca avançada
Ano de início
Entree

O progresso técnico no pensamento de Celso Furtado

Processo: 98/15470-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Claudia Heller
Beneficiário:Renata Cipolli D'Arbo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Difusão de tecnologia   Desenvolvimento econômico

Resumo

A importância de Celso Furtado para o pensamento econômico no Brasil não escapa à percepção do meio acadêmico. Celso Furtado é um teórico do desenvolvimento preocupado com o fenômeno do subdesenvolvimento e a explicação da sua dinâmica. O projeto de pesquisa propõe o estudo do progresso técnico no conjunto da produção teórica deste Autor. Trata-se de um aspecto pouco explorado da sua vasta contribuição teórica e que permitirá explorar diferentes abordagens de importantes questões relativas ao tema como, por exemplo, a difusão e transferência de tecnologia, o papel das multinacionais, o desemprego estrutural. Por fim, a pesquisa tem por objetivo o estudo de como a questão do progresso técnico se manifesta na sua análise do processo de desenvolvimento capitalista no Brasil, ao longo do tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
D'ARBO, Renata Cipolli. Progresso técnico no pensamento de Celso Furtado. 2001. 172 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.