Busca avançada
Ano de início
Entree

Empresas de trabalhadores autogeridas: trabalho e politica.

Processo: 99/06281-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Celia Pinheiro Machado Paoli
Beneficiário:Henrique Zoqui Martins Parra
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos sociais   Trabalho   Autogestão

Resumo

A partir do permanente conflito gerado no interior das empresas de trabalhadores autogeridas pela necessidade de conciliar a eficiência econômica - entendida como a capacidade de ser competitiva num mercado capitalista - com a democracia interna - participação igualitária no poder, na gestão e na propriedade -, iremos refletir sobre as possíveis transformações nas relações sociais desses sujeitos. Interessa-nos estudar como os trabalhadores relacionam-se entre si e com o mundo público (comunidade próxima, sindicatos, partidos políticos, organizações estatais e não-governamentais) a fim de compreendermos se há a produção de novas práticas, significados e sentidos para as suas ações nas esferas pública e privada. Ou seja, será que esta forma de trabalho possibilita a criação e a invenção social no sentido de buscar formas mais democráticas e emancipatórias de vida? (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PARRA, Henrique Zoqui Martins. "Liberdade e necessidade: empresas de trabalhadores autogeridas e a construção sócio-política da economia". 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.