Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da castração sobre o conteúdo e a distribuição tecidual do ácido hialurônico, sobre a expressão das enzimas envolvidas na sua biossíntese e localização do receptor CD44 na próstata ventral de rato

Processo: 00/00766-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Hernandes Faustino de Carvalho
Beneficiário:Heloisa Helena Mithie Della Colleta
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido hialurônico   Castração animal   Matriz extracelular   Próstata

Resumo

A próstata ventral de ratos consiste-se em excelente modelo para o estudo de interações epitélio-estroma e de remodelação da matriz extracelular, dada a dependência hormonal de sua estrutura e função. Existe um aumento no conteúdo de ácido hialurônico, acompanhado de outras modificações da matriz extracelular, quando da involução prostática seguida à castração. Neste projeto estamos propondo um estudo de aspectos relacionados ao ácido hialurônico, que vão desde a sua quantificação e localização tecidual na próstata de animais controle e castrados, até a identificação das células que expressam o receptor CD44, além de investigar a expressão das sintases de ácido hialurônico em nível de RNAm por RT-PCR e por hibridização in situ. Com o desenvolvimento deste projeto, procura-se ampliar o conhecimento sobre a biologia prostática, com enfoque na matriz extracelular, através da caracterização de aspectos relacionados ao ácido hialurônico e aos tipos celulares responsáveis pela sua produção e dependentes dele para a execução de suas funções. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLLETA, Heloisa Helena Mithie Della. Conteúdo, biossíntese e degradação de ácido hialurônico na próstata ventral de ratos: efeito da castração e papel das células musculares lisas. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.