Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de sistemas de cromatografia líquida bidimensional acoplada a espectrometria de massas na análise do proteoma

Processo: 02/08407-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fernando Mauro Lanças
Beneficiário:Rogerio de Campos Bicudo
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Proteoma

Resumo

O genoma humano provavelmente deverá ser conhecido até 2005. Mas identificar todos os genes presentes no DNA do ser humano, não será suficiente para se compreender os mecanismos essenciais da vida. Para isso, é preciso investigar como as proteínas codificadas pelos genes e alteradas por múltiplas interações dentro das células promovem as atividades biológicas. Esse arquivo fechado é o que será aberto pelos cientistas no século 21. Não se sabe como e quando as proteínas codificadas pelos genes entram em ação, e que funções biológicas elas podem exercer ao longo da vida. Sabe-se que as proteínas desempenham as principais atividades biológicas nas células. Portanto, há muito o que se investigar para entender a relação entre gene e proteína e entre proteína e resposta biológica. Diante de tudo isso, o estudo das proteínas (o proteoma) é o próximo passo, depois do projeto genoma. Neste trabalho, pretende-se estudar as proteínas de amostras de tecidos ou células humanas com o auxílio da cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICUDO, ROGERIO CAMPOS; BICUDO, TATIANA CAMPOS; FORATO, LUCIMARA A.; TITATO, GUILHERME M.; COLNAGO, LUIZ A.; LANCAS, FERNANDO M. Identification of non-zein proteins in BR473 maize protein bodies by LC-nanoESI-MS/MS. JOURNAL OF SEPARATION SCIENCE, v. 32, n. 21, SI, p. 3579-3584, NOV 2009. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BICUDO, Rogerio de Campos. Avaliação de sistemas de cromatografia líquida uni e bidimensional acoplados a espectrometria de massas na análise do proteoma dos corpos protéicos do milho. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.