Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da deposição de hidroxiapatita sobre superfícies, com e sem modificações por "plasma spray de Ti e Ti-6AI-4V" empregados como biomateriais para implantes

Processo: 00/11125-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Guastaldi
Beneficiário:Luci Cristina de Oliveira Vercik
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Biomateriais   Processo sol-gel   Hidroxiapatita

Resumo

Com o intuito de desenvolver um material unindo as excelentes propriedades mecânicas encontradas nos metais as propriedades bioativas dos fosfatos de cálcio promovendo condições para que ocorra osseointgração quando empregados clinicamente. O presente trabalho tem como objetivo principal a modificação de superfície do titânio comercialmente puro e da liga de titânio, Ti-6Al-4V, com posterior incorporação de substâncias químicas que estão presentes na parte inorgânica do osso. Essa modificação de superfície consistirá na aplicação de óxido de titânio utilizando-se a técnica de aspersão térmica por arco plasma, com posterior deposição de Ca e P empregando-se os métodos químicos biomimético e sol-gel. Em cada processo serão estudadas as reações químicas envolvidas e os materiais serão caracterizados utilizando-se análise química, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, difração de raios X, espectroscopia no infravermelho, dilatometria e propriedades mecânicas como: ensaios de dureza, de desgaste, de tração e de flexão às três pontos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA MOLENA DE ASSIS; LUCI CRISTINA DE OLIVEIRA VERCIK; MÁRCIO LUÍS DOS SANTOS; MARCUS VINÍCIUS LIA FOOK; ANTONIO CARLOS GUASTALDI. Comparison of crystallinity between natural hydroxyapatite and synthetic cp-Ti /HA coatings. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 8, n. 2, p. 207-211, Jun. 2005.
VERCIK‚ L.C.O.; DE ASSIS‚ CM; LIA‚ M.V.F.; DOS SANTOS‚ ML; GUASTALDI‚ AC. Recobrimento de apatitas "in vitro" sobre titânio - influência do tratamento térmico. Eclética Química, v. 28, n. 1, p. 25-31, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERCIK, Luci Cristina de Oliveira. Estudo do recobrimento de hidroxiapatita sobre superfícies de Ti cp e liga Ti-6 Al-4V, sem e com deposição de TiO2 por plasma-spray. 2004. vi,126 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.