Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento das estruturas cerebrais envolvidas na mediação do efeito da acupuntura sobre o estresse de imobilização

Processo: 98/15751-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Magda Alves de Medeiros
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Estresse psicológico   Acupuntura

Resumo

A acupuntura tem sido vastamente utilizada para o tratamento de doenças relacionadas ao estresse. No entanto, as vias neurais envolvidas nos efeitos da acupuntura sobre o estresse ainda são desconhecidas. Técnicas de mapeamento da atividade neuronal, como c-Fos, podem ser usadas para analisar quais as estruturas neurais que estão envolvidas nos efeitos da acupuntura sobre o estresse de imobilização em ratos. Desta forma, a proposta do presente projeto é a avaliação da atividade neuronal induzida pela eletroacupuntura, através da imunocitoquímica para c-Fos, em situações de estresse controlado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MEDEIROS‚ M.A.; REIS‚ L.C.; MELLO‚ L.E. Stress-induced c-Fos expression is differentially modulated by dexamethasone‚ diazepam and imipramine. NEUROPSYCHOPHARMACOLOGY, v. 30, n. 7, p. 1246-1256, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.