Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e morfologia de colóides de associação em misturas ternárias de surfactantes catiônicos e água

Processo: 02/08396-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcio Francisco Colombo
Beneficiário:Rosa Cristina Capitão
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vesícula   Diagrama de fases

Resumo

Serão investigadas a estrutura e o comportamento de fase em quatro sistemas ternários contendo dois surfactantes catiônicos, com uma ou duas cadeias hidrocarbônicas C12 ou C18 e água, em função da composição dos componentes, variando de 0 a 100% em peso e em diferentes temperaturas, a fim de construir os respectivos diagramas de fases, utilizando técnicas como turbidimetria, polarizadores cruzados, microscopia ótica polarizada, calorimetria diferencial de varredura e espalhamento de raios-X a baixo ângulo. Os surfactantes escolhidos para este estudo consistem dos pares catiônicos, dialquilados brometo de didodecildimetilamônio (DDAB) e brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB), formadores de vesículas e monoalquiados brometo de dodeciltrimetilamônio (C12TAB) e brometo de octadeciltrimetilamônio C18TAB, formadores de micelas em solução aquosa diluída (fase isotrópica). Porém, no regime concentrado, esses surfactantes constituem a fase líquido-cristalina (hexagonal, cúbica ou lamelar) e estruturas reversas. Os sistemas ternários a serem investigados consistem em uma combinação desses surfactantes, ou seja, DDAB/DODAB/água, C12TAB/DDAB/água, C18TAB/DODAB/água e C12TAB/C18TAB/água. O objetivo do projeto é identificar e caracterizar as estruturas formadas nos regimes de concentração diluída e concentrada e identificar as fases no regime concentrado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPITÃO, Rosa Cristina. Determinação da entalpia e da entropia de solvatação da superfície protéica a partir da energética de oxigenação de hemoglobinas. 2007. 138 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.