Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da expressao diferenciada de integrinas e seus ligantes nas fases de maturacao das nku atraves de metodos imunocitoquimicos e estereologicos.

Processo: 00/02510-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Aureo Tatsumi Yamada
Beneficiário:Valdemar Antonio Paffaro Junior
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Integrinas   Matriz extracelular

Resumo

No endométrio de roedores, prenhes, são encontradas as células natural killer uterinas (NKu), cuja função permanece não esclarecida. No projeto anterior (de mestrado) caracterizou-se quatro subtipos de NKu em camundongos, correspondentes aos estádios de maturação destas células, os quais apresentam variações tanto na incidência quanto na distribuição intra-uterina ao longo da prenhez. A análise destes dados sugerem que as formas precursoras das NKu infiltram-se no útero através do miométrio e do endométrio não decidualizado da região mesometrial e destas, migram para regiões mais próximas ao embrião em desenvolvimento. Os dados sugerem ainda que durante a migração, ocorre a diferenciação das células NKu e provavelmente a proliferação. Presume-se que a migração/maturação das NKu no endométrio decorra tanto da expressão diferenciada de receptores de membrana tipo integrinas, quanto da modificação na constituição da matriz extracelular do estroma mesometrial. Diante destes resultados, propõe-se prosseguir o estudo, avaliando a expressão de moléculas relacionadas com os fenômenos de adesão, migração e diferenciação (integrinas beta1, beta7, alfa1, alfa4, alfa5 e alfa 6) das células NKu e, dos seus ligantes (VCAM-1, fibronectina e laminina). Os resultados a serem obtidos, deverão contribuir na elucidação das razões da incidência preferencial (cronológica e topológica) das células NKu no útero prenhe, assim como, os fatores que determinam a sua migração e diferenciação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Valdemar Antonio Paffaro. Caracteristicas fenotipicas e funcionais das celulas Natural Killer uterinas de camundongos. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.