Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento florístico e distribuição ecológica de comunidades de macroalgas lóticas do Parque Nacional de Itatiaia (MG/RJ)

Processo: 02/04630-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Orlando Necchi Junior
Beneficiário:Daniel Nunes Spezamiglio
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Flora   Riachos

Resumo

O projeto contempla os seguintes objetivos gerais: 1) conhecer a composição florística das comunidades de macroalgas de duas regiões representativas (campos de altitude e Mata Atlântica) do Parque Nacional de Itatiaia; 2) comparar a composição florística e a distribuição geográfica das macroalgas do Parque com a de outras regiões brasileiras e mundiais; 3) avaliar aspectos da estrutura dessas comunidades (riqueza e abundância de espécies e influência de variáveis ambientais); 4) descrever as características limnológicas dos rios/riachos do Parque. Aspectos importantes serão avaliados neste projeto: 1) conhecer os padrões de composição florística de uma área de campo de altitude e de Mata Atlântica e compará-los com os de outras regiões brasileiras já estudadas e em estudo; 2) estabelecer os padrões de distribuição geográfica das espécies dessas regiões; 3) estabelecer quais as características ambientais mais influentes na determinação dos padrões de composição florística, de estrutura e distribuição geográfica das comunidades de macroalgas. (AU)