Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e quantificacao os radicais livres produzidos em cada etapa do processo de criopreservacao do semen de bos taurus e bos taurus indicus.

Processo: 00/03651-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Cesar Roberto Esper
Beneficiário:Erika da Silva Carvalho Morani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Espécies de oxigênio reativas   Bovinos   Criopreservação

Resumo

O processo de criopreservação promove diversas alterações estruturais e funcionais do sêmen podendo comprometer a viabilidade das células pós-descongelação. Uma das alterações é a produção de espécies reativas de oxigênio. Mensurar a produção de espécies reativas de oxigênio em cada fase do processo de criopreservação para que no futuro se saiba exatamente qual antioxidante deve ser utilizado e em que fase deve ser adicionado, pode ser um importante passo para a melhoria da qualidade do sêmen criopreservado. Para esse experimento serão utilizados 36 touros, doadores de sêmen e mantidos sob as mesmas condições na Central de Inseminação Artificial e de cada touro serão usados 3 ejaculados. Após a colheita com vagina artificial, parâmetros como turbilhonamento e exame de morfologia espermática serão realizados. Parâmetros como motilidade/vigor, mensuração dos radicais livres totais e específicos serão realizados no sêmen fresco, após a diluição, pré-congelação e pós-descongelação (no momento zero e após três horas de incubação à temperatura de 33ºC). Os radicais livres específicos a serem mensurados serão os radicais hidroxilas, ânion superóxido e peróxido de hidrogênio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORANI, Erika da Silva Carvalho. Quantificação dos radicais livres produzidos nas diferentes etapas do processo de criopreservação do sêmen de touros. 79 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.