Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e quantificacao os radicais livres produzidos em cada etapa do processo de criopreservacao do semen de bos taurus e bos taurus indicus.

Processo: 00/03651-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Cesar Roberto Esper
Beneficiário:Erika da Silva Carvalho Morani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Espécies de oxigênio reativas   Bovinos   Criopreservação

Resumo

O processo de criopreservação promove diversas alterações estruturais e funcionais do sêmen podendo comprometer a viabilidade das células pós-descongelação. Uma das alterações é a produção de espécies reativas de oxigênio. Mensurar a produção de espécies reativas de oxigênio em cada fase do processo de criopreservação para que no futuro se saiba exatamente qual antioxidante deve ser utilizado e em que fase deve ser adicionado, pode ser um importante passo para a melhoria da qualidade do sêmen criopreservado. Para esse experimento serão utilizados 36 touros, doadores de sêmen e mantidos sob as mesmas condições na Central de Inseminação Artificial e de cada touro serão usados 3 ejaculados. Após a colheita com vagina artificial, parâmetros como turbilhonamento e exame de morfologia espermática serão realizados. Parâmetros como motilidade/vigor, mensuração dos radicais livres totais e específicos serão realizados no sêmen fresco, após a diluição, pré-congelação e pós-descongelação (no momento zero e após três horas de incubação à temperatura de 33ºC). Os radicais livres específicos a serem mensurados serão os radicais hidroxilas, ânion superóxido e peróxido de hidrogênio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)