Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de propriedades físicas e químicas das partículas de aerossóis para a região metropolitana de São Paulo

Processo: 99/12493-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Artaxo Netto
Beneficiário:Andréa Dardes de Almeida Castanho
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:94/00552-0 - Poluição atmosférica na região metropolitana de São Paulo: impacto sobre saúde da população e proposição de medidas saneadoras, AP.TEM
Assunto(s):Poluição do ar   Sensoriamento remoto   Propriedades físico-químicas   Material particulado   Aerossóis   São Paulo (SP)

Resumo

Com a ampliação da frota de veículos em São Paulo nos últimos anos, e o aumento da questão de poluição do ar, torna-se importante incrementar o conhecimento científico de processos físicos e químicos afetando a saúde de milhões de pessoas. A extensão da pluma de poluentes sobre a área urbanizada de São Paulo é hoje um problema de caráter regional e não mais local. As elevadas concentrações de poluentes interferem nos processos radioativos da atmosfera, alterando o balanço termodinâmico vertical da atmosfera. Este trabalho possui como principal objetivo estudar os processos físicos e identificar a parcela de influência do material particulado nos processos radioativos sobre a região metropolitana de São Paulo, integrando medidas locais de superfície, do perfil vertical da atmosfera e por sensoriamento remoto. (AU)