Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de redes neurais artificiais para modelagem de uma unidade de Craqueamento Catalítico Fluído

Processo: 01/00788-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Luz Lisbôa
Beneficiário:Wagner Roberto de Oliveira Pimentel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes neurais (computação)   Modelagem

Resumo

A aplicação de redes neurais artificiais (RNA) na modelagem e controle de processos químicos tem aumentado bastante nos últimos anos visto que existem processos químicos que apresentam uma grande dificuldade na obtenção de modelos fenomenológicos. As unidades de craqueamento catalítico fluido (FCC) apresentam-se como um exemplo desses processos. O uso de uma RNA numa unidade de FCC torna-se atrativo, pois a rede é capaz de aprender o que acontece no processo por meio de um conjunto limitado de dados e, em geral, apresenta um menor tempo de processamento para a simulação do processo se comparado com modelos determinísticos. Em geral, uma unidade de FCC é constituída de três seções: conversão (onde ocorre as reações de craqueamento catalítico), fracionamento e recuperação de gases (onde ocorre a separação dos diversos subprodutos obtidos). Os produtos obtidos por esse processo são: gasolina, gás liquefeito do petróleo, gasóleo leve de reciclo e óleo clarificado. A planta piloto de FCC da Petrobras, na qual serão obtidos os dados experimentais, está localizada em São Mateus do Sul - PR. Pretende-se com este trabalho desenvolver uma RNA capaz de relacionar as variáveis dependentes com as variáveis independentes do processo de craqueamento catalítico e com isso obter uma ferramenta capaz de auxiliar na realização de testes da planta piloto: planejamento e análise. A rede também auxiliará no desenvolvimento de modelos determinísticos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIMENTEL, Wagner Roberto de Oliveira. Aplicação de redes neurais artificiais e de quimiometria na modelagem do processo de craqueamento catalitico fluido. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.