Busca avançada
Ano de início
Entree

Aloestratigrafia e evolucao paleogeografica de sucessoes vulcano-sedimentares neoproterozoicas do rio grande do sul.

Processo: 01/01439-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Antonio Romalino Santos Fragoso-Cesar
Beneficiário:Liliane Janikian Paes de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O projeto de pesquisa visa o estudo da evolução tectônica e sedimentar da Formação Crespos (Neoproterozóico III) que consiste de rochas vulcânicas, piroclásticas e sedimentares. A pesquisa será realizada através de mapeamentos na escala de 1:100.000 das ocorrências da Formação Crespos, análises faciológicas e estratigráticas (lito e aloestratigráfica) dos depósitos sedimentares e vulcanoclásticos, análise da proveniência de clastos e análise de paleocorrentes. Objetiva-se também a determinação da idade radiométrica, uma vez que a unidade não apresenta fósseis, bem como a caracterização petrográfica e geoquímica das rochas vulcânicas. A interação destes dados será utilizada na geração de um modelo de evolução tectônica e paleogeográfica da Formação Crespos. Também serão realizadas análises estruturais, em falhamentos rúpteis, para determinação dos processos deformadores desta unidade. Estes estudos darão continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela candidata durante seu mestrado (em fase de conclusão) sobre as formações Crespos e Santa Bárbara (Grupo Camaquã) na região de Bom Jardim, nos quais aplicou boa parte das técnicas previstas para este projeto de doutorado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, RENATO P.; JANIKIAN, LILIANE; FRAGOSO-CESAR, ANTONIO ROMALINO S.; FAMBRINI, GELSON L. The Ediacaran to Cambrian Rift System of Southeastern South America: Tectonic Implications. JOURNAL OF GEOLOGY, v. 118, n. 2, p. 145-161, MAR 2010. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.