Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de bandas de trans - splicing com extratos nucleares de Trypanosoma cruzi

Processo: 00/03741-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Regina Maria Barretto Cicarelli
Beneficiário:Viviane Formice Vianna
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Trans-splicing

Resumo

Os tripanosomatídeos são modelos importantes no estudo dos mecanismos de processamento de pré-mRNA como "editing" e "splicing" (corte de íntrons e união de éxons). Tripanosomas e espécies relacionadas são os únicos organismos que realizam somente o trans-splicing, diferente dos nematódeos que possuem os dois tipos de mecanismos, trans e cis splicing, este último semelhante ao que ocorre nas células de mamíferos. Até o momento, não existe um sistema in vitro para estudo do trans-splicing utilizando extratos de tripanosomatídeos. As condições necessárias para o ensaio de trans-splicing in vitro com extratos de T. cruzi já estão sendo padronizadas no laboratório da coordenadora, sendo necessário o aprimoramento da metodologia para que possam ser mapeados os SLRNAs e UsnRNAs dentro dos complexos de trans-spliceosomos que são formados durante a reação, para que seja possível a publicação da metodologia. O conhecimento do processamento da reação permitirá futuramente a realização dos estudos que permitam a regulação do trans-splicing no parasito, sem que isso afete a células hospedeiras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANNA, Viviane Formice. Padronização da reação de 'trans-splicing in vitro' com extratos nucleares e células permeáveis de Trypanosoma cruzi. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.