Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento potencial de ovócitos de bezerras após tratamento com somatotropina bovina recombinante (bST-r) e expressão de genes relacionados ao fator de crescimento semelhante a insulina tipo 1 (IGF-1)

Processo: 02/12557-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Alicio Martins Júnior
Beneficiário:José Eduardo de Oliveira Zanon
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/15727-1 - Metodologia para diminuir o intervalo de geração em bovinos através da fertilização in vitro e da aspiração folicular in vivo, AP.JP
Assunto(s):Expressão gênica

Resumo

Serão utilizadas 30 bezerras da raça Nelore, que serão submetidas a três punções aspirativas dos folículos ovarianos através da técnica de vídeo-laparoscopia, com 4, 8 e 12 semanas de idade, para a produção de embriões, após maturação, fertilização e cultura in vitro (MIV, FIV e CIV). Os animais serão divididos em cinco grupos, com diferentes administrações de hormônio folículo-estimulante bovino (bFSH) e de somatotropina bovina recombinante (bST-r) e serão avaliados quanto ao número de folículos recrutados e aspirados, número de ovócitos recuperados e qualidade destes. Sistemas de produção de embriões utilizando meios definidos e/ou quimicamente definidos serão utilizados, com a adição de IGF-1 no meio de maturação, que será avaliada, e os ovócitos serão fertilizados em meio definido modificado ("mDM"),. O desenvolvimento embrionário será monitorado e a percentagem de ovócitos que atingirem os vários estágios de desenvolvimento embrionário serão anotados. As células da granulosa serão obtidas no momento da aspiração e utilizadas em estudo de expressão gênica de IGF-1 e receptores de IGF-1 e de somatotropina, através da técnica de RT-PCR. Os objetivos são pesquisar tratamento hormonal que permita melhor produção de folículos para aspiração, utilizando-se bST-r e bFSH, melhorar a competência dos ovócitos e investigar possíveis diferenças na expressão de genes em bezerras de 4 a 12 semanas, com intuito de incrementar programas de melhoramento genético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANON, José Eduardo de Oliveira. Expressão gênica semi-quantitativa de receptores de gonadotrofinas em folículos dominantes de novilhas pré-púberes e adultas das raças Nelore (Bos primigenius indicus) e Marchigiana (Bos primigenius taurus). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.