Busca avançada
Ano de início
Entree

Predação e dinâmica do forrageio ótimo: teoria e experimentação em populações de Chrysomya albiceps (Diptera: Calliphoridae)

Processo: 01/13920-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Wesley Augusto Conde Godoy
Beneficiário:Lucas Del Bianco Faria
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Chrysomya albiceps   Modelos matemáticos   Diptera

Resumo

A predação é uma interação biológica complexa e geralmente causa, em primeira análise, impacto negativo sobre a presa e positivo sobre o predador. A teoria do forrageio ótimo pressupõe que os predadores utilizam diferentes tipos de presas disponíveis para maximizar o ganho energético. A ecologia de populações difere de outras áreas da biologia pela sua natureza essencialmente quantitativa, podendo aplicar a teoria matemática como recurso para modelar padrões biologicamente definidos ou produzir predições adequadas para diferentes sistemas. Nesse sentido a modelagem matemática pode auxiliar na interpretação dos processos biológicos, que a despeito da necessidade de serem visualizados de forma integral, carecem a princípio de análises parciais em razão do grau de complexidade dos sistemas. As moscas-varejeiras formam um sistema biológico bastante interessante, mas extremamente complexo devido à variedade de processos e interações intra e interespecíficas que ocorrem simultaneamente. O presente estudo tem como objetivo central analisar alguns dos tópicos mencionados acima através da experimentação laboratorial, de simulações em computador e da modelagem matemática. Predação facultativa, teoria do forrageio ótimo e dinâmica da predação são os temas a serem abordados no presente estudo. O potencial de C. albiceps para impactar espécies de moscas introduzidas e nativa que coexistem em um mesmo ambiente será avaliado e discutido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Lucas Del Bianco. Dinâmica do comportamento predatório em populações de insetos. 112 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.