Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia comparada de Bombyx mori l. (Lepidoptera: Bombycidae) em dietas natural e artificial contendo diferentes extratos de amoreira (Morus alba l.)

Processo: 98/16231-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Sergio Antonio de Bortoli
Beneficiário:Alessandra Fernandes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

Será realizado no setor de Sericicultura e no laboratório de Biologia de Insetos -UNESP- Jaboticabal. Serão determinados os índices nutricionais e os parâmetros biológicos em dietas natural e artificial, sendo as naturais constituídas somente de folhas de amoreira "in natura" (Miura e FM Shima-Miura) enquanto que na dieta artificial serão acrescidos os cultivares citados (folhas processadas de diversas maneiras). Em outra etapa haverá uma análise química dos dois cultivares de amoreira, tentando determinar seus compostos secundários com possíveis efeitos na alimentação do bicho-da-seda. As dietas serão utilizadas primeiramente em larvas de 4º e 5º instares; após a adequação da dieta para estes instares serão realizadas tentativas para o desenvolvimento completo das larvas com o uso da dieta. O resultado positivo será de grande utilidade na criação e em pesquisas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Alessandra Fernandes da. Biologia comparada de Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae) em dietas natural e artificial contendo extratos de amoreira. 98 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.