Busca avançada
Ano de início
Entree

Burocracia e patrimonialismo: as categorias weberianas na ótica de Raymundo Faoro

Processo: 98/03829-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 30 de junho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Josué Pereira da Silva
Beneficiário:Jair dos Santos Junior
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Burocracia   Estado (política)   Brasil

Resumo

Através do estudo da obra de Raymundo Faoro pretendemos responder a seguinte questão: São as categorias weberianas aplicáveis ao caso brasileiro? A escolha deste autor se deve a sua importância dentro do pensamento social brasileiro e a falta, ao menos no nosso conhecimento, de um trabalho sobre ele. Faremos um estudo detalhado da obra deste autor, principalmente sobre seu trabalho Os Donos do Poder. Entretanto, outros procedimentos também deverão ser tomados. Diante da questão proposta, estudaremos as categorias weberianas que foram utilizadas por Faoro para interpretação do Estado brasileiro. Como recurso para elaborar uma leitura crítica da obra de Faoro, também estudaremos as demais obras do pensamento social brasileiro que utilizam as mesmas categorias weberianas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Jair dos Santos. As categorias Weberianas na otica de Raymundo Faoro : uma leitura de Os Donos do Poder. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.