Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de fontes energeticas, antioxidantes e atmosfera gasosa, em meio quimicamente definido no desenvolvimento de embrioes bovinos de duas celulas ate blastocisto expandido.

Processo: 98/01696-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Karina Beloti Avelino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Embriogênese   Fertilização in vitro

Resumo

A eficácia do sistema de produção de embriões in vitro é dependente da qualidade da maturação (MIV), fecundação (FIV) e desenvolvimento in vitro (DIV). Entre os sistemas de cultura de embriões, o co-cultivo com células somáticas em meio TCM 199 ou Menezo B2, são os mais utilizados, apresentando bons resultados de desenvolvimento embrionário. Além disso, os sistemas de cultivo recebem suplementos como fontes protéicas (soro fetal bovino-SFB e albumina sérica-BSA), carboidratos (glicose), aminoácidos (essenciais e não essenciais) e vitaminas que favorecem o desenvolvimento embrionário. Algumas barreiras como, aspecto sanitários, a falta de padronização no cultivo de embriões com células somáticas e SFB, tem limitado a comercialização de embriões produzidos in vitro. Em vista disto, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos de cultivo para embriões bovinos após a fecundação até o estádio de blastocisto, sem a utilização de células somáticas e SFB e sob condições controláveis. O propósito desta pesquisa é a utilização de um meio quimicamente definido, denominado DRA, formulado a partir dos meios CR2, SOF e USU-6, visando melhorar a produção de embriões pela adição de suplementos de fontes energéticas e antioxidantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AVELINO, Karina Beloti. Efeitos de fontes energéticas, antioxidantes e atmosfera gasosa, em meio quimicamente semi-definido no desenvolvimento de embriões bovinos de duas células até blastocisto expandido. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.