Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacao entre a clinica neurologica e os achados neuroradiologicos em pacientes com diferentes espectros clinicos de epilepsia do lobo temporal mesial.

Processo: 00/12376-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:João Pereira Leite
Beneficiário:Luciana Patrizia Alves de Andrade Valenca
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Volumetria   Epilepsia   Esclerose hipocampal   Lobo temporal

Resumo

O estudo da epilepsia do lobo temporal se reveste de grande importância clínica por se tratar da forma mais comum de epilepsia parcial. Os avanços dos procedimentos de neuroimagem, particularmente as técnicas de RNM, têm proporcionado a avaliação das estruturas mesiais temporais "in vivo", estando à atrofia/alteração de sinal do hipocampo comumente associada à intratabilidade. No entanto, não esta claro se estas variáveis de neuroimagem se correlacionam com à dificuldade de controle das crises, uma vez que existem relatos na literatura de pacientes com atrofia hipocampal sem necessariamente apresentar epilepsia refratária. Neste trabalho nos propomos a avaliar os dados volumétricos e alteração de sinal no T2 pela RNM em pacientes com diferentes espectros clínicos da epilepsia do lobo temporal, no que se refere ao controle de crises, com o intuito de determinar se algum desses achados poderiam ser utilizados como preditor de intratabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE-VALENÇA‚ L.P.; VALENÇA‚ M.M.; RIBEIRO‚ L.T.; MATOS‚ A.L.M.; SALES‚ L.V.; VELASCO‚ T.R.; SANTOS‚ A.C.; LEITE‚ J.P. Clinical and neuroimaging features of good and poor seizure control patients with mesial temporal lobe epilepsy and hippocampal atrophy. Epilepsia, v. 44, n. 6, p. 807-814, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.