Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e espaço: uma investigação sobre a formação da macrometrópole paulista

Processo: 05/57450-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Alvaro Augusto Comin
Beneficiário:Alexandre Abdal Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia regional   Atividade econômica   Desenvolvimento econômico regional   Localização   Metrópoles   Região metropolitana   São Paulo (SP)

Resumo

O presente trabalho insere-se no debate sobre desenvolvimento regional brasileiro. Parte da constatação de que a metrópole paulista foi o epicentro do processo de industrialização brasileira e que a partir de 1970 apresenta fortes quedas em sua participação na produção industrial e no emprego. A primeira forma de qualificação deste fenômeno o caracterizava como de desindustrialização, porém tal tese foi refutada, com a literatura mais recente sobre desenvolvimento regional paulista afirmando que o fenômeno consistia em espraiamento da zona de influência da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) para o seu interior adjacente, conjuntamente com forte tendência de reestruturação produtiva. Tal espraiamento não teria se realizado de maneira aleatória, mas teria obedecido a uma hierarquia técnico-geracional, desconcentrando da RMSP as atividades econômicas mais rotineiras e concentrando as mais modernas. É neste ponto que emerge o objetivo central deste trabalho, que consiste na verificação empírica desta hipótese e na análise das relações de complementaridade e encadeamento existentes entre às regiões do estado de São Paulo e os setores da atividade econômica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Alexandre Abdal. Desenvolvimento e espaço: da hierarquia da desconcentração industrial da região metropolitana de São Paulo à formação da macrometrópole paulista. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.